sábado, 11 de maio de 2013

Uma escatologia esclarecida sobre o tribunal de CRISTO.


Escatologia Esclarecida
: O Tribunal de Cristo



O Tribunal de Cristo marcará o início das Bodas do Cordeiro (no Céu), logo após o arrebatamento da Igreja Invisível (1Tessalonicenses 3.13,14; 4.14-17; 1Coríntios 15.52,53). O Tribunal de Cristo é compensatório. Não é para condenação (perdição), e sim para julgamento de obras e entrega de galardões. Cada um dará conta de si mesmo diante de Cristo, o Juiz (Romanos 14.10). Nele Jesus julgará: 1)Nossa conduta pessoal e as nossas obras, boas ou más (2Coríntios 5.10). 2)As nossas obras e o nosso esforço em fazê-las na terra (1Coríntios 3.13,14). 3)O nosso trabalho para com Deus e na Sua Obra (1Coríntios 3.8). 4)Mesmo os cristãos que não tiverem boas obras, e que não se esforçarem para povoar o Reino de Deus e dar bom testemunho, estarão salvos. Porém, os seus galardões (prêmios) serão reduzidos (1Coríntios 3.14,15).

Portanto, o cristão que trabalhar bem, para semear o Evangelho, receberá mais galardões do que aquele que pouco trabalhar (2Coríntios 9.6). O Tribunal de Cristo, assim como o Tribunal de Deus, já estão prontos para serem usados (Salmo 9.7). Jesus Cristo julgará os salvos no seu Tribunal, nas Bodas do Cordeiro. E Deus julgará os ímpios no Tribunal de Deus, no Juízo Final. Quem quiser receber maiores galardões, que se esforce aqui na terra, para fazer a obra e a vontade do Senhor (Jó 23.3).

Então, surge uma importante questão: Para o que não é, ou não será, o Tribunal de Cristo? A resposta é: 1)O Tribunal de Cristo não é, ou não será, para: 1)O julgamento de pecados (1João 1.7). 2)Para condenação eterna (Romanos 8.1). 3)Para a aplicação de castigos ou de penas (Romanos 82). 4)Para o julgamento de pessoas, e sim de obras (1Coríntios 3.12-15). 5)Para a penalização (ou punição) do julgando (réu), ou sua expulsão do Céu, mas é para a ratificação de sua entrada nas Bodas do Cordeiro. É para ele (o cristão) entrar no gozo de Seu Senhor (Jesus Cristo), no casamento do Cordeiro (Mateus 25.21). Assim sendo, não haverá punição no Tribunal de Cristo, e sim premiação dos obreiros, conforme as suas obras na terra.

Assim, surge outra questão: O que é galardão? A Bíblia Sagrada nos informa que galardão é: 1)Uma incorruptível coroa de glória (1Pedro 5.4). 2)Uma coroa incorruptível (1Coríntios 9.25). 3)Uma coroa de alegria (gozo) concedida pelo Senhor Jesus Cristo (Filipenses 4.1). 4)Uma coroa de glória e alegria (1Tessalonicenses 2.19,20). 5)Uma coroa de justiça (2Timóteo 4.8). 6)Uma coroa de vida e fidelidade (Apocalipse 2.10).

Assim sendo, quais os significados dos galardões? Resposta: Os galardões significam: 1)Prêmios para os que atuaram (ou atuarem) no Evangelho de Cristo e foram (ou forem) perseguidos por causa DELE (Mateus 5.12). 2)O resultado do trabalho do cristão na terra, onde ele será recompensado (Lucas 6.23). 3)O presente que Jesus dará àqueles que fizeram (ou fizerem) a obra de Deus, por amor a ELE, e não para exibir-se diante dos homens (Mateus 6.1). 4)Os galardões são proporcionais às obras dos cristãos (Mateus 10.41).

Portanto, com relação aos galardões, devemos entender que: 1)Mesmo os pequenos serviços prestados aos servos de Deus, em benefício do Evangelho, serão recompensados por Deus, através de Jesus Cristo (Mateus 10.42). 2)O galardão de quem auxilia aos salvos e aos obreiros de Deus já está assegurado no Céu, mesmo que a ajuda seja pequenina (Marcos 9.41). 3)Aquele que consegue amar aos seus inimigos, e ter o amor fraternal (ágape) por todos, tem o seu galardão garantido no Céu (Lucas 6.35). 4)Os galardões são destinados aos salvos, os servos de Deus e de Jesus Cristo (Colossenses 3.24). 5)O galardão é promessa de Deus (Hebreus 10.35,36). 6)É Jesus Cristo quem dosa (ou dosará) os galardões (Apocalipse 22.12). Amém!
 

Rev. Dr. Venâncio Josiel dos Santos (PhD, DD, ThD). Doutor em Teologia, Divindade e Filosofia da Religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário